Algodão Colorido

Uma fibra que já nasce colorida, sem uso de corantes. O selo do Embrapa garante a autenticidade do algodão colorido. Saiba porquê.

————————————————————————————————–

A Paraíba sempre teve tradição no plantio de algodão. Até que a falta de investimentos, o castigo das secas e uma praga chamada bicudo dizimou as plantações.

A retomada da produção algodoeira foi a partir dos anos 80. No entanto, diante da concorrência de mercado, o investimento em um algodão diferenciado tornou-se essencial.

O trabalho para desenvolver sementes de algodão colorido começou com um processo natural de melhoramento genético desenvolvido por quase duas décadas pelo Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Atualmente, o algodão colorido tem quatro cores – verde, marrom, off white e rubi. Trata-se de um produto ecológico que vem movimentando a indústria têxtil da Paraíba. Como já nasce colorido, o algodão não passa pelos processos químicos e poluentes dos tingimentos, evitando-se também o lançamento de substâncias tóxicas no meio ambiente. Além disso, ao dispensar corantes, evita-se o desperdício de água (estima-se que a economia seja de até 70%).

A fibra deu impulso à economia do semi-árido. O algodão colorido é de extrema importância no âmbito da agricultura familiar. Estudos indicam que a cada três hectares plantados na região, um emprego direto é ofertado — mantendo o homem no campo.

No entanto, é preciso estar alerta. Como o mercado paga de 30 a 40% a mais pelo algodão colorido, cada vez mais está havendo falsificações.

Para garantir a qualidade e a segurança para os nossos clientes, todos os sapatos, bolsas e acessórios da Comparoni têm selo do Embrapa, um certificado que garante a autenticidade dos produtos.

O algodão colorido nasce em quatro cores diferentes sem uso de corantes ou aditivos químicos. Ele é a base da produção de bolsas, sapatos e acessórios da Comparoni.